Bijouteria – técnicas de fabricação e comercialização

Os adornos exercem fascínios sobre as mulheres desde tempos remotos. No começo, esse papel de deslumbramento era causado pelas jóias, deixando as bijouterias em segundo plano, quase desprezadas. Porém, com o passar do tempo e com as mudanças econômicas e sociais, o conceito mudou e surgiram novos hábitos de consumo.

Dentro desse novo cenário, as bijouterias foram ganhando seu espaço e conquistando mulheres, moças e meninas. Hoje é indiscutível sua presença na moda e os trabalhos artesanais têm ainda mais personalidade. Os adereços brincam com a fantasia, criam idéias e ideais: tribais, étnicas, místicas, de vanguarda. O estilo é de cada um, mas a presença delas é inegável.

Era tecnológica unida a um trabalho artesanal. Trabalho e brincadeira. O artesanato faz despertar o lado lúdico e a confecção de bijouterias brinca com diferentes tipos de materiais. Atividade prazerosa e que também pode ser muito lucrativa.

Confeccionar bijouterias é uma atividade rentável e promissora que exige pouco investimento, conhecimento das técnicas e muita criatividade. Com habilidade nas mãos, senso estético apurado e espírito empreendedor você já está com armas para começar a fabricar.

As técnicas são básicas e depois de aprendidas e exercitadas te capacitam para confeccionar qualquer peça.

Antes de iniciar a sua produção de bijouterias, analise e defina qual o público você quer atingir. Você pode trabalhar com uma linha mais popular ou mais sofisticada.
Material

As pessoas que estão se iniciando no ramo não precisam adquirir um grande estoque de material, mas precisam de um arsenal básico e diversificado para dar inicio a fabricação das peças. 

Alguns materiais básicos são:

Fecho tipo mosquete, alfinete grande prata e dourado. 
Entremeio de figuras variadas (flor, tartaruga, borboleta) 
Terminal de aperto de vários tamanhos. 
Correntes douradas e prateadas. 
Argolas de vários tipos e tamanhos. 
Pinos e contrapinos. 
Mola espiral para pulseiras e anel. 
Elásticos, fios de couro, borracha, seda, algodão. 

Tenha também materiais decorativos como:

Pérolas 
Correntes variadas 
Canutilhos de diversas cores e tamanhos 
Cerâmicas coloridas e variadas 
Pedras como cristais, muranos, vidro, resina e sintéticas. 
Miçangas de diversas cores e contas de madeira. 

Produção de peças

Apesar da moda variar, as técnicas básicas de produção de bijouteria são as mesmas. São pequenas variações de acordo com o trabalho e, com o tempo, você acaba inventando uma nova maneira, um jeito próprio para facilitar seu trabalho. 

Os principais instrumentos usados no trabalho são:

Alicate de corte: usado para cortar arames, alfinetes e chapas. 
Alicate de ponta redonda: auxilia a montagem das peças e serve para fazer argolas em alfinetes e arames. 
Alicate de ponta chata: abre e fecha argolas e correntes, além de auxiliar no acabamento das peças. Usado para segurar peças durante a montagem. 
Tesoura: de boa qualidade para cortar fios e cordões. 
Isqueiro e fósforo: usados para queimar pontas nos acabamentos dos trabalhos com fio de nylon. 
Colas: as mais utilizadas são a do tipo araldite e cascopox. 

Local de trabalho

O lugar escolhido para a fabricação das peças não precisa ser muito grande, pode ser em casa. O importante é que seja bem iluminado, com mesa e cadeira em boa altura para não forçar a coluna e trabalhar com conforto. 

A instalação da mesa de trabalho sobre a janela é fundamental para o recebimento de luz direta e sem sombras. No caso da iluminação natural não ser suficiente, é aconselhável o uso de lâmpadas fluorescentes, pois elas iluminam de maneira uniforme e não deformam as cores.

O local definido para ser ateliê deve possuir também armários para guardar e organizar o material de trabalho.

Se além de fabricar as peças, você também for abrir uma loja, a melhor solução é escolher um ponto comercial bem movimentado. Leve em conta o fluxo de pedestres e veículos, hábitos, costumes e poder aquisitivo da região.

Uma dica: além das necessidades na escolha de um ponto e qualidade de seus produtos, prime pelo atendimento ao cliente, pois é dessa maneira que se ganha e cativa os fregueses. Um bom atendimento fará com que o cliente, além de voltar, indique a sua loja aos conhecidos. Assim, você ganha no boca a boca, uma eficiente forma de propaganda.

A decoração do ambiente deve ser funcional e proporcionar conforto ao seu cliente. Use do bom gosto e personalidade para obter mais um diferencial.

Nenhum comentário: